Confira 19 exposições para visitar em agosto em Ribeirão Preto

Selecionamos as principais mostras abertas à visitação na cidade neste mês e a maioria delas tem entrada gratuita
Tempo de leitura:20 minutos

Por Analídia Ferri
Fotos: Divulgação

Que tal contemplar a arte em suas diversas formas de expressão e ainda prestigiar artistas locais? No guia a seguir, listamos as principais exposições em cartaz no mês de agosto em Ribeirão Preto. E para melhorar, a maioria delas é gratuita. Apenas a exposição “As paisagens impressionistas de Monet”, tem ingressos entre R$ 7 e R$ 15. 

E tem arte de todos os tipos e para todos os gostos: fotografia, pintura, instalações, esculturas, projeções, réplicas, entre outras. Aproveite!

1. 30ª MAJ // Mostra de Arte da Juventude

A MAJ – Mostra de Arte da Juventude apresenta, pela primeira vez, uma montagem com 40 jovens artistas e coletivos brasileiros, fruto da ampla adesão às inscrições no edital. O edital de fomento com foco na produção artística jovem, que contempla pessoas de 15 a 30 anos de idade, recebeu mais de quatrocentas inscrições de diversas regiões do Brasil, registrando um recorde de participação, desde a sua criação no final dos anos 1980.

“Dança para um Futuro Cego”, Maria Macêdo (Foto: Isabella Matheus / Divulgação)

A materialização dessa exposição da MAJ também é uma oportunidade de difusão e projeção dos jovens artistas selecionados, facilitando o acesso dos mesmos ao sistema das artes. Artistas como Carla Chaim, Jaime Lauriano, Mariana Palma, Renan Marcondes, Sofia Borges e Ilê Sartuzi já exibiram suas obras na MAJ, que também contou com críticos e curadores renomados nas comissões de seleção: Ana Roman, Cauê Alves, Daniela Bousso e Carla Zaccagnini são alguns exemplos.

Confira mais informações sobre a mostra aqui!

Quando? Até 11 de setembro de 2022
Onde? Sesc Ribeirão Preto. Rua Tibiriçá, 50 – Centro
Visitação: terça a sexta, das 13h às 21h30; sábado, domingo e feriado, das 9h30 às 18h
Informações: (16) 3977-4477


2. Exposição Coletiva // Ateliê Ubirajara Júnior

O Ateliê Marina Dias recebe a exposição coletiva dos alunos do Ateliê Ubirajara Júnior, a partir de 6/8 (sábado), das 17h às 21h. A mostra conta com obras de mais de 30 artistas que trazem pinturas em diversas técnicas como aquarela, óleo, acrílica e nanquim.

Quando?
Até 27 de agosto de 2022
Onde? Ateliê Marina Dias. Rua São Sebastião, 818, Casa 2 – Centro
Visitação: Aos sábados de agosto (13, 20 e 27/8), das 9h às 13h
Informações


3. Por Onde Andei

A Escola Cultural Bauhaus realiza a exposição artística “Por Onde Andei”, com aquarelas do pintor Ubirajara Júnior.

As obras transportam o apreciador para lugares e significados diversos, despertando as emoções de uma verdadeira viagem no tempo e espaço

Quando? Até 29 de agosto de 2022
Onde? Espaço Cultural Bauhaus. Rua Mariana Junqueira, 623 – Centro
Visitação: segunda e sexta, das 8h30 às 18h / terça, quarta e quinta, das 8h30 às 21h30 / sábados, das 8h30 às 11h30
Informações: (16) 3636-9291


4. Primer

O espaço Escada, inaugurado em maio de 2022, se coloca como galeria de arte contemporânea, visando estabelecer diálogos por meio de propostas de exposições a partir da produção de artistas, tanto locais quanto de outras localidades, e em diferentes momentos de produção e carreira. A exposição “Primer” conta com obras de Arthur Palhano e Vicente Lima.

Foto: Lorena Pereira / Divulgação

Arthur Palhano (RJ, 1996)
É artista visual, e, em 2019 participou do Programa de Formação e Deformação na Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV), onde atuou como monitor do curso “Exercícios Fundamentais da Pintura” de 2017 a 2021. Palhano, discute, através do pensamento pictórico, a interlocução simbólica entre objetos, escavando-os em suas diversas camadas de tinta. Tendo a construção pela subtração como força norteadora de sua prática. O artista participou de mostras coletivas e individuais como “Doce Bálsamo” (2022), “Decomposição e fetiche” (2022) e “Futuração” (2021).

Vicente Lima (RP, 1997)
Reside e trabalha em Ribeirão Preto – SP. Bacharel em Artes Visuais pela Universidade Federal de Pelotas (2021). Desenvolve sua produção poética partindo do olhar para situações imagéticas, trabalhando possibilidades de associações entre imagem e materialidade, plano e espaço, pictórico e escultórico, que visualidades e contextos dessas situações sugerem. Participou de exposições como 29 MAJ (premiado) (2019), 45 SARP (2021), TUBARÕES sabem da existência de CAMELOS (2021), Programa Exposições 2022 – MARP (2022).

Quando? Até 27 agosto de 2022
Onde? Escada (rua Campos Salles, 315 – Centro)
Visitação: terça a sexta-feira, das 14h às 17h30 e no sábado (6/8), das 14h às 17h30.
Informações


5. 47º SARP // Salão de Arte de Ribeirão Preto Nacional-contemporâneo

A exposição conta com obras de 27 artistas pré-selecionados. A programação contará ainda com oficinas, bate-papos, performances, ações, mostras paralelas e palestra.

Exposição: “Das poesias do nada”, de Lucimar Bello

Quando? 8 de agosto a 26 de outubro de 2022
Onde? No MARP – Museu de Arte de Ribeirão Preto “Pedro Manuel-Gismondi”. Rua Barão do Amazonas, 323 – Centro
Visitação: terça a sexta, das 14h às 17h30 (permanência até às 18h); sábado, nos dias 6/8, 20/8 e 17/9, das 10h às 16h
Informações: (16) 3635-2421, ou pelo e-mail marp@cultura.pmrp.com.br

Parceiros: Sesc Ribeirão Preto, Feira Internacional do Livro (FIL), Ateliê Heloísa Junqueira e Ateliê da Praça. Realização: Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Secretaria da Cultura e Turismo e MARP – Museu de Arte de Ribeirão Preto “Pedro Manuel-Gismondi”.


6. Olhares

Carlos Evangelista é artista e montador de exposições no Instituto Figueiredo Ferraz desde 2011. Já participou de várias exposições coletivas e individuais dentro e fora de Ribeirão Preto. Atualmente é representado pela CasaGaleria de São Paulo.

O IEA de Ribeirão Preto sempre nutriu a ideia de expandir suas ações para a área cultural. E, com este propósito, criou o “Espaço Cultural IEA-RP”, o qual inicialmente vai apoiar iniciativas das artes visuais, com especial destaque para o apoio a artistas de Ribeirão Preto e região. A viabilização desse espaço se deu por meio de importante apoio da Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace), que cedeu os painéis para exposição das obras.

Quando? 12 de agosto a 12 de setembro
Onde? Instituto de Estudos Avançados (IEA). Rua Pedreira de Freitas, casa 20 – Campus da USP Ribeirão Preto
Visitação: de segunda a sexta, das 8h às 17h
Informações: (16) 3315-0368 ou pelo e-mail iearp@usp.br // www.instagram.com/iearp.usp


7. Invisíveis

Crônicas fotográficas de Max Gallão Mesquita. Uma produção do Grupo Amigos da Fotografia, com curadoria de Elza Rossato. 

Quando? Até 28 de agosto de 2022
Onde? Centro Cultural Palace. Rua Álvares Cabral, 322 – Centro
Visitação: de segunda a sábado, das 8h às 20h
Informações


8, 9 e 10. Exposições no IFF

Uma das galerias de arte mais incríveis da cidade, o Instituto Figueiredo Ferraz está com três exposições abertas. Se você ainda não conhece o Instituto Figueiredo Ferraz, siga essa dica e vá o quanto antes!

“Condenado ao moderno”, curadoria de Carlos Alexandre
Por ocasião da comemoração dos 100 anos da Semana de Arte Moderna de São Paulo, diversos eventos têm sido promovidos nos mais variados formatos e propostas de abordagem pelo país. Deste modo, a fim de contribuir com a produção de conhecimento e expansão do “campo de visão” em torno do tema, o Instituto Figueiredo Ferraz, propõe a realização da exposição “Condenado ao moderno?”, que ocupará totalmente o espaço expositivo do pavimento térreo do IFF.

“No jardim de Lina”, de Claudia Jaguaribe
Nesta produção, o projeto paisagístico de Lina Bo Bardi para a Casa de Vidro foi investigado pelas lentes da fotógrafa e artista Claudia Jaguaribe, que após intensa pesquisa da obra e da residência da arquiteta produziu uma instalação fotográfica, composta por dois conjuntos de estruturas inspirados nos detalhes arquitetônicos da Casa de Vidro.

“EM BRANCO”, coleção Dulce e João Carlos de Figueiredo Ferraz
Com curadoria de João Carlos de Figueiredo Ferraz e Marcelo Guarnieri, “EM BRANCO” conta com 60 obras da coleção Figueiredo Ferraz, e fica em cartaz até o final do ano.

Onde? Instituto Figueiredo Ferraz. Rua Maestro Ignácio Stábile, 200 – Alto da Boa Vista
Visitação: terça a sábado, das 14h às 18h
Informações: (16) 3623-2261 / 3623-2262 ou contato@iff.art.br


11. Soldados Invisíveis

Após longo tempo fechado para reformas, o Museu da Segunda Guerra Mundial de Ribeirão Preto reabriu suas portas ao público.

Em exibição desde fevereiro de 2022, a exposição “Soldados Invisíveis: o espaço do expedicionário na memória local”, de Vitor Pavani e Bárbara Dal Fabbro, traz como tema a invisibilidade histórica dos expedicionários de Ribeirão Preto. Bravos rapazes que atravessaram o Atlântico para lutar contra o nazi-fascismo, mas que ainda não tem o devido reconhecimento histórico. A exposição é uma reflexão sobre nosso senso de ancestralidade, sobre as permanências e abandonos da memória coletiva e sobre a reconstrução da imagem dos pracinhas no imaginário popular.

Quando? A partir de 23 de fevereiro 2022
Onde? Museu Municipal da Segunda Guerra Mundial de Ribeirão Preto “Expedicionário José Vivanco Solano”. Rua Liberdade, 182 – Campos Elíseos
Visitação: quarta a domingo, das 10h às 16h
Informações: (16) 3636-6969


12. Lascas de um mundo fragmentado

A exposição “Lascas de um mundo fragmentado” apresenta algumas páginas de vários livros de artista, que fazem parte do processo da constante pesquisa e elaboração de Jussara Marangoni, em um movimento contínuo de percepção e descolamento de significados do real para o surreal. Segundo a artista, a proposta é “Recolher palavras e frases que acabam perdendo o significado em um mundo fragmentado. A partir dessa noção de perda, procuro recriar novas [des]conexões, incitando o observador a elaborar um discurso que não tem começo ou fim, que apenas existe no mundo”.

Jussara Marangoni
Graduada em artes pela FAAP e mestrado em design pela UNESP. Realizou várias exposições, dentre elas: “Para onde ela estava olhando quando tudo ficou escuro”, no Centro Cultural Correio, SP e RJ (2022), “Programa Exposições” do MARP – Museu de Arte de Ribeirão Preto (2022), “Fragmentos do ser e do sentir”, na Casa Abaeté, Ribeirão Preto (2022), Projeto “Ocupa” o MARP, no Museu de Arte de Ribeirão Preto (2022) e “Espaço, superfície, impermanência”, no Museu de Arte de Blumenau (2021/2022). Foi contemplada com o prêmio FUNARTE Respirarte de Artes Visuais e com o Prêmio de Incentivo Aldir Blanc no projeto Livro de Artista, em 2020.

A mostra faz parte da programação do 47° SARP – Salão de Arte de Ribeirão Preto Nacional-Contemporâneo (MARP).

Quando? De 10 de agosto a 9 de setembro de 2022
Onde? Ateliê da Praça (rua Garibaldi, 1780 – Alto da Boa Vista)
Visitação: de segunda a sexta, das 9h às 18h. Aos finais de semana, visitação por agendamento prévio por telefone.
Informações e agendamento: (16) 3911-1684 ou (16) 99963-4733


13. Gigantes dos Mares

25 réplicas de animais e espécies marinhas em tamanho real que representam toda a beleza e imponência de diversos mamíferos aquáticos, como focas, baleia-branca, orca, golfinhos, botos, leão-marinho, baleia Jubarte, morsa, entre outros. O objetivo da exposição é despertar a consciência ecológica dos visitantes, além de refletir sobre a importância da preservação do meio ambiente. Os visitantes podem obter informações e conhecer mais sobre cada espécie acessando o QR Code disponibilizado nas réplicas.

Foto: Tábata Barbosa / Divulgação

Quando? Até 28 de agosto de 2022
Onde? RibeirãoShopping, Praça de Eventos A, Setor Terra Vermelha. Av. Cel. Fernando Ferreira Leite, 1.540 – Jardim Califórnia
Visitação: segunda a sábado, das 10h às 22h; domingo e feriados, das 12h às 20h
Informações: (16) 3902-1000


14. Esculturas literárias de Elson Sposito

Exposição de esculturas inspiradas em diversas obras literárias, entre elas, Candido Portinari, Clarice Lispector e Pinóquio.

Quando? Até 31 de agosto de 2022
Onde? Biblioteca Sinhá Junqueira, diversos espaços. Rua Duque de Caxias, 547 – Centro
Visitação: de terça a sexta, das 10h às 19h, sábados das 9h às 18h. 
Informações: (16) 3625-0743


15. As paisagens impressionistas de Monet

O projeto conta com sete estações temáticas que exploram a vida, a arte e as técnicas de Monet. Entre os cenários, estão um espaço que imita o ateliê em que o artista costumava receber seus convidados, passando por ambientes como a simulação da Rue de Paris — com calçadas típicas da “Cidade Luz” —, o Café dos Impressionistas, que era ponto de encontro dos artistas impressionistas, além da sala de Imersão Paisagens Impressionistas, Ponte do Jardim Japonês — que ficava na casa do pintor, entre outros.

Foto: YDreams Global / Divulgação

Quando? Até 14 de agosto
Onde? Shopping Iguatemi Ribeirão Preto – Piso Superior, em frente à Cobasi. Av. Luiz Eduardo de Toledo Prado, 800 – Vila do Golf
Visitação: de segunda a sábado, das 10h às 22h; domingo e feriado, das 14h às 20h
Ingressos: R$ 7 (meia) // R$ 15 (inteira), à venda pelo Sympla, ou na bilheteria do evento
Informações: (16) 4042-1751


16. Melaço: O levante da Rainha do açúcar

“Quem é a rainha?”, de Natália Marques Emaye (2015). Print de foto performance com intervenções com tinta acrílica, 21 x 29,7 cm

A artista visual, Natália Marques Emaye, está em circulação com a exposição/instalação que tem como proposta discutir questões relacionadas à realidade das cidadãs e dos cidadãos nas plantações canavieiras do país. As obras estão instaladas no Barracão do Centro Cultural Orùnmilá, lugar de referência para a cultura negra do interior paulista. 

Natália Marques Emaye é natural de São Joaquim da Barra (SP), tem uma pesquisa centrada na relação entre a população negra do interior paulista e a indústria da cana-de-açúcar (importante atividade econômica na região desde o final do século XI), as ferramentas utilizadas e as vestimentas ligadas a essa produção econômica, especialmente na intersecção destes elementos com a experiência da mulher negra. Sua prática artística se desdobra em cruzamentos entre linguagens performativas e o campo da visualidade (como print e gravura). Como parte intrínseca de seu pensar e fazer artístico, desenvolve ações educativas para exposições.  

A exposição “Melaço: O levante da Rainha do açúcar”, circula por 8 cidades do interior paulista, o projeto foi contemplado no edital ProAC Artes Visuais Circulação 2021, e conta com a realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Quando? Até 29 de agosto de 2022
Onde? Centro Cultural Orùnmilá. Estr. Rafael Defina, 43 – Chácaras Pedro Corrêa de Carvalho
Visitação: aos sábados, das 14h às 17h para o público espontâneo e de segunda a sexta, mediante agendamento que pode ser feito via direct, no perfil oficial, ou por email funfunproducao@gmail.com.
Informações


17. Espantalhos

A exposição conta com produções inéditas de artistas da cidade e obras de Odilla Mestriner. Seis artistas de Ribeirão Preto e da França construíram obras remetendo ao tema central do projeto, são eles: Cordeiro de Sá, Elson Spósito, Jair Correia, Marina Dias e as irmãs Márcia de Carvalho (que atualmente vive em Paris) e Luciana de Carvalho Junqueira. 

“Espantalhos de braços cruzados”, de Odilla Mestriner

A mostra traz ainda as obras da ribeirãopretana Odilla Mestriner (1928-2009), conhecida nacionalmente, que pintou, ao longo de sua carreira, algumas telas com o espantalho como personagem principal.

Quando? De 17 a 30 de agosto de 2022 // Após esse período, parte da exposição será transferida para o Parque das Artes, na rua Joaquim Simões Gomes, 420 – Nova Aliança.
Onde? RibeirãoShopping. Av. Cel. Fernando Ferreira Leite, 1.540 – Jardim Califórnia
Visitação: segunda a sábado, das 10h às 22h; domingo e feriados, das 12h às 20h
Informações: (16) 3902-1000


Exposições extras (adicionadas após 16/08):


18. Mario Castania – Desenhos

A mostra traz desenhos de Mario Castania, funcionário aposentado da USP Ribeirão Preto, feitos com lápis de grafite dos prédios da FMRP. Castania começou a vida profissional na Seção de Alunos no início da década de 1970. As principais funções envolviam fazer cópias de folhas de papel no mimeógrafo, ser inspetor dos alunos e apurar a frequência dos estudantes nas aulas. Além do trabalho, ele aproveitava o tempo livre e os intervalos para desenvolver o talento no desenho.

Foto: Reprodução desenho de Mario Castania / Acervo pessoal

“As obras do Mario impressionaram o professor Afonso Luiz Ferreira, do Departamento de Morfologia, que atualmente é o Departamento de Biologia Celular e Molecular. Como o departamento precisava de um desenhista, ele foi convidado pelo professor para atuar como projetista com desenhos de anatomia, pranchas para aulas, gráficos, entre outros”, conta o professor Roberto do Nascimento Silva, que é curador da exposição.

Quando? Até 16 de setembro de 2022
Visitação: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Onde? Saguão Central da FMRP – Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Av. Bandeirantes, 3900 – Rotatória central do Campus da USP Ribeirão Preto
Informações: ccex-fmrp@fmrp.usp.br ou (16) 3315-0695


19. Arquitetura italiana no Estado de São Paulo

Composta por fotos, documentos e textos, a transformação da produção arquitetônica paulista, relacionando os saberes urbanos de engenheiros, construtores e arquitetos italianos e descendentes.

Entre 1819 e 1940, imigrantes italianos chegaram ao Estado de São Paulo. Eles eram comumente associados ao trabalho no campo, principalmente pelo cultivo do café. A lavoura propiciou a modernização e a criação de uma rede de cidades por todo o estado. Para divulgar o resultado de uma pesquisa arquitetônica, a mostra “Arquitetura italiana no Estado de São Paulo” expressa os novos significados atribuídos às cidades por meio de edifícios públicos, hospitais, igrejas, palacetes, residenciais, além de outras obras do cotidiano urbano. Tecnologias, materiais, sistemas construtivos e estilos da passagem do século XIX para o século XX, com destaque para o ecletismo que caracteriza o Museu Casa e outras edificações expostas, fazem parte dessa composição.

Quando? De 18 de agosto a 8 de setembro de 2022
Visitação: Sábados (20, 27/8 e 3/9) e domingo (21/8), às 10h e às 11h30; quintas-feiras (18, 25/8, 1 e 8/9), às 15h
Onde? Museu Casa da Memória Italiana. Rua Tibiriçá, 776 – Centro
Inscrição pelo link: www.casadamemoriaitaliana.com.br


👉 EXTRA: Não é exposição, mas achamos que vale

Painel de arte
O ShoppingSantaÚrsula concluiu no dia 21 de julho a produção do painel de arte no rooftop do centro de compras, em uma área de 452 metros quadrados, com visão pela área interna e externa do empreendimento. A obra é do artista carioca Marcelo Eco, que possui trabalhos em cidades do Brasil, Argentina, Itália, França, Alemanha, Holanda, Angola e Egito.

O trabalho foi concluído em nove dias e teve o universo urbano fashion como inspiração, com muitas cores, movimento e liberdade. O trabalho contou ainda com a curadoria de Elieser Pereira, também conhecido como Leser, que é grafiteiro, produtor cultural e também viabilizou a produção das maiores obras de grafite em Ribeirão Preto ao lado de artistas e instituições.

Onde? Rooftop do ShoppingSantaÚrsula, (rua São José, 933 – Centro)
Informações

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.